PERGUNTA:
QUAL A VANTAGEM DE APRENDER ACENTUAR DE OUTRA FORMA?
(Mariana)
RESPOSTA
Mariana,
São muitas as vantagens de buscar o domínio da Acentuação Gráfica pela Neopedagogia. Eis algumas:
1. Obriga-nos saber onde se localiza a tonicidade natural das palavras sem acento gráfico. Este conteúdo é importante e a gramática tradicional falha em não propiciar este ensino;
2. Viabiliza ensinar acentuação gráfica oficial com apenas uma macronorma, levando o aluno a saber o porquê do sinal diacrítico;
3. Exercita a inteligência do estudioso crítico, pois enfatiza teleologia e a etiologia de cada acento gráfico, isto é, dá o para quê e o porquê do acento;
4. O esquema tradicional é fruto de uma ditadura gramatical (“É assim porque a gramática diz”). O esquema da neopedagogia é democrático (“Deve ser assim porque, sem acento gráfico, ficaria ...);
5. O sistema ortográfico neopedagógico, no que concerne à tonicidade, possibilita ler com correção o que está escrito, e escrever claramente o que se ouviu;
6. Para atender o exposto acima, o sistema tradicional exige o domínio de muitos pré-requisitos, o que torna oneroso o seu ensino, pois adota superposições de conteúdos. É feito para decorar. O caminho da Neopedagogia é direto: destaca o objetivo deslocador ou diferenciador do acento gráfico. Vejamos algumas das complicações de sistema tradicional que pressupõe:
a) domínio da divisão silábica, para
b) classificar as palavras em oxítona, paroxítona e proparoxítona
c) diferenciar vogal da semivogal
d) reconhecimento dos tipos de encontros vocálicos: hiato, ditongo e tritongo
e) memorizar a lista das terminações das oxítonas que devem ser marcadas
f) memorizar a lista das terminações das paroxítonas que devem ser marcadas
g) reter que todas as proparoxítonas devem ser acentuadas
h) reter que as proparoxítonas relativas ou aparentes devem ser acentuadas
i) perceber se há hiatização ou não
j) não destaca a razão da regra (por ex.: Por que acentuar “câmara”?)
k) esquecimento e confusão inevitáveis:
l) as terminações das oxítonas acentuadas e
m) as terminações das paroxítonas acentuadas (lista quilométrica)
geram esquecimento e confusão por serem duas. Na neopedagogia, retém-se uma lista (a das terminações fracas A, E, O, AM, EM, ENS) e, por exclusão, ficam identificadas as terminações fortes (as demais terminações).
7. A verdade é que 99,8% dos acentos gráficos oficiais podem ser explicados por meio da regra única que pode ser resumida assim: “O acento gráfico anula a tonicidade natural da palavra e tonifica outra vogal”. Eis tudo. Uma objetividade cristalina. Trata-se de regra deslocadora de tonicidade.
8. Os 0,2% dos casos que não se contemplam pela regra única têm o acento gráfico diferenciador. Ele diferencia os monossílabos monovocálicos e outras poucas palavras homógrafas por razões fonéticas, morfológicas ou sintáticas.
9. O acento gráfico diferenciador de timbre, aos poucos, está desaparecendo com a sequência das reformas ortográficas.
10. A neopedagogia da acentuação gráfica foi colocada à disposição dos estudiosos em geral, via Internet, para o salutar DEBATE NACIONAL. (Ver o esquema completo postado).
NOTA: Não estamos aconselhando que se abandone o estudo dos encontros vocálicos e a própria distinção entre vogal e semivogal, classificação das palavras em oxítona, paroxítona e proparoxítona ... Esse ensino pode continuar existindo, mas para dominar a acentuação gráfica, não há necessidade de exigir o domínio desses pré-requisitos, nem para a leitura ou escrita corretas. Medite sobre isso!
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